Todos os anos em Córdoba pela altura da Páscoa, durante a Semana Santa, acontece na cidade espanhola de Córdoba um evento notável que vale a pena uma viagem a este local para o vivenciar. Trata-se das procissões das Irmandades e Confrarias desta cidade.
Começando no Domingo de Ramos e estendendo-se por toda a Semana Santa até à Sexta-Feira Santa, várias procissões percorrem o núcleo antigo da cidade.
Tive a oportunidade de presenciar as procissões ocorridas no Domingo de Ramos. Pelo calor da tarde, pelas 15 horas, as procissões começam, atravessando a ponte romana da cidade, passando por debaixo da porta da ponte, contornado a catedral (antiga mesquita) e entrando depois nela.
Trata-se de um evento de multidões em que uns participam e outros apenas presenciam, mas sempre com muita tranquilidade e respeito pela solenidade da época do ano e pelo acto de penitência que as procissões em si são. Não quer isto dizer que não há festa, bem pelo contrário, a atmosfera do evento, se bem que sempre recordando a dor e luto associadas à morte e Ressureição de Jesus, é uma atmosfera cheia de boa energia e paz.
É engraçado ver os trajes longos dos penitentes ao estilo dos hábitos dos monges, mas com a particularidade dos enormes “chapéus” bicudos, que, embora um pouco sinistros, por assim dizer, não deixam dar um carácter singular e único ao evento.
Toda a cidade está em festa, com muita comida e bebida, hotéis esgotados, muita alegria e vida a pulsar nas ruas desde o amanhecer, até altas horas da madrugada.
Vale a pena ir a Córdoba na Páscoa.