Alqueva, uma pequena aldeia alentejana que deu nome a um dos maiores lagos artificiais da Europa.
Ao redor deste lago, ou albufeira como prefiram chamar-lhe, desenrola-se a típica paisagem alentejana, de planícies e pequenos montes com as suas típicas casas e chaminés, as grandes plantações e as vinhas que dão origem aos agora bastante conhecidos vinhos alentejanos.
Por lá também podemos visitar as bonitas vilas alentejanas de Mourão e Monsaraz e a famosa Aldeia da Luz, construída de raiz com base na antiga aldeia que foi submersa aquando do enchimento da albufeira.
O Alqueva é também a terra da famosa Herdade do Esporão com os seus fantásticos vinhos e, para quem não sabe, de uma grande variedade de azeites deliciosos.
Uma das grandes atracções desta zona é a Reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro destino turístico luz das estrelas no mundo, paraíso da astrofotografia, motivo de grande orgulho para Portugal e um facto talvez desconhecido da grande maioria dos portugueses. De facto, nesta região, nas noites claras e, de preferência de Lua Nova, o céu oferece um majestoso espectáculo de milhões e milhões de estrelas cintilantes.
A albufeira é um local priveligiado para os desportos náuticos e para o lazer. Ao seu redor podemos disfrutar de uma calmo almoço á beira-de água, dar um refrescante mergulho nos dias de forte canícula alentejana ou apreciar um relaxante passeio de barco pelas águas calmas do lago.
Visitar a zona do Alqueva é visitar uma das zonas mais belas de Portugal, no seio do maior distrito português, o Alentejo. É perder o olhar na languidão da paisagem alentejana, onde, num dia claro, podemos ver para sempre.