TMB-Tour du Mont Blanc

O Tour du Mont Blanc ou a Volta do Monte Branco em português, é um dos clássicos mundiais do trekking ou percursos de longa distância percorridos a pé.

O objectivo é caminhar não em torno do Monte Branco, a montanha em si, mas sim em torno do maciço onde a referida montanha se integra e ao qual dá o nome: o Maciço do Monte Branco.

Trata-se de um percurso com cerca de 170 km e com um desnível acumulado (soma de todos os desníveis a vencer, leia-se subir, durante a totalidade do percurso) de cerca de 10 km’s, ou seja caminhando na totalidade 170 km’s de distância entre o ponto de partida e o ponto de chegada, é como se fizéssemos uma subida de 10 km’s de altura (mais alto que o Monte Everest), ao longo desse percurso.

Tratando-se de uma volta, escusado será dizer que o percurso é circular, ou seja, começa e termina no mesmo local.

Durante todo o percurso, o montanhista caminha em três países: a França (onde em geral o Tour começa, em Chamonix ou em alguma localidade perto desta), a Itália e a Suíça. As fronteiras são passadas a pé, no meio da natureza, quase sem nos apercebermos do facto, prova de que as fronteiras são obra do homem e não da Natureza.

É merecida uma explicação sobre como o Tour é composto: naquela região dos Alpes, bem assim como em toda a cordilheira, existem um quase sem número de trilhos, os quais podem ser percorridos individualmente, se quisermos uma caminhada de curta duração ou combinados de várias maneiras por forma a obter uma caminhada de maior duração, conforme é o caso do TMB.

Desta forma, podemos dizer que não existem dois Tour iguais, pois de cada vez que se faz um Tour, podem ser escolhidos pontualmente ou na totalidade do percurso, trilhos diferentes para o formar. É assim também possível variar a distância e o desnível acumulado em cada tour, tornando-o mais difícil ou mais fácil, mais complexo ou mais simples, mais técnico ou menos técnico, etc…

Existem Tour du Mont Blanc para todos os gostos e para todo o tipo de caminhante. Existem tours para as famílias com crianças pequenas, tours para o montanhista menos técnico, tours para os montanhistas mais experientes, etc, etc….No entanto o tour clássico, por assim dizer possui as características inicialmente mencionadas em termos de distância e desnível.

O tour pode também ser realizado por fora do maciço ou no maciço em si, sendo que neste caso é um tour bastante mais exigente e técnico, destinado aos montanhistas mais experientes e com conhecimentos de alpinismo. O tour clássico é realizado no exterior do maciço em si.

Em todos os tipos de tour e em especial no clássico, o caminhante ou montanhista, ao longo da duração do mesmo, que no caso do tour clássico é em torno dos 10 dias, caminha de refúgio em refúgio, ou seja, de manhã, ao iniciar o percurso parte do refúgio de montanha onde pernoitou e ao fim de esse dia chega a um outro refúgio onde irá pernoitar até ao dia seguinte.

Explicada a parte logística e descritiva do tour, resta falar sobre o percurso em si.

O percurso é feito nos Alpes, por entre paisagens de montanha deslumbrantes. florestas e prados alpinos, onde nos cruzamos com muitas vacas que dão a algumas das paisagens um lindo ar bucólico e relaxante, pleno de beleza e calma intemporal.

Uma das características mais bonitas do tour, são os balcões, uma espécie de plataforma na encosta da montanha sobre os vales, de onde podemos observar com grande detalhe toda a beleza das montanhas e glaciares na encosta oposta.

Outra das características são os col ou passagens entre um vale e outro, situadas a grande altitude, por entre dois cumes montanhosos e onde podemos apreciar paisagens de grande beleza enquanto descansamos um pouco após a subida exigente para lá chegar.

Passamos também por muitas povoações alpinas tão características daquela região, com as suas casas de madeira, com ar de conto de fadas, sempre adornadas com muitas e coloridas flores.

Ao longo de todo o tour, experimentamos o prazer único de um contacto privilegiado com a natureza e com a montanha, longe das grandes cidades e do bulício interminável presente na vida do dia a dia. É uma forma excelente de recarregar as baterias, lavar a alma e a vista com as lindas paisagens Alpinas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário