Se há um paraíso para os fotógrafos da natureza, então esse paraíso é a Islândia. Nunca estive num local onde chegava a doer de tanta beleza à nossa volta.
A Islândia é um país onde para qualquer sítio em que se dirija o olhar, tudo é belo e motivo de fotografia. Na Islândia é difícil, senão impossível, fazer más fotos.
No meio de tanta beleza apercebemo-nos de que a Islândia é um país jovem e ao mesmo tempo imensamente antigo. Jovem porque a terra se encontra em pleno processo de rejuvenescimento vulcânico e antiga porque neste processo o país adquire paisagens que nos reportam ao início do nosso planeta há biliões de anos atrás.
No meio, os toques da mão humana, como as estradas, as casas, os postes de eletricidade e mesmo as centrais geotérmicas (a Islândia é um país rico neste tipo de energia) fundem-se num perfeito equilíbrio com as paisagens rugosas e desérticas que compõem grande parte da ilha.
Terra de fogo e de gêlo, ali também podemos observar os poderosos glaciares que moldam em conjunto com os vulcões a paisagem que nos circunda. É como se de repente tivéssemos feito uma viagem ao passado e visitássemos em simultâneo a formação do planeta e a era glaciar. Algo que não se encontra em mais nenhuma parte do mundo.
Não queria acabar sem referir as cascatas islandesas, lindas e imponentes, também elas uma força de modelação da paisagem.
Excelente trabalho, Paulo! Foi um prazer enorme, ler o teu texto e visualizar estas imagens maravilhosas!
Fez-me recordar esta viagem sem igual! Parabéns!
GostarLiked by 1 person
Obrigado Antónia! 🙂 Beijinho grande! 🙂
GostarGostar