Festival Islâmico de Mértola – Um festival impar em anos ímpares

De dois em dois anos, sempre que o ano é impar, no mês de Maio, em plena Primavera, a vila de Mértola, transforma-se e passa de uma pacata vila alentejana para um dos mais concorridos polos turísticos em Portugal e tudo por causa do Festival Islâmico de Mértola.

Durante 5 dias, o tempo que dura o festival, Mértola chega a acolher mais de 50.000 visitantes que lá vão para vivenciar um dos mais bens organizados e atraentes festivais temáticos que acontecem no país.

A grande atracção do festival é o tradicional souk,. A parte antiga da vila, ao redor do seu castelo, acolhe um mercado à moda de Marrocos, com banquinhas de vendedores e com panos a tapar as ruas estreitas, proporcionando sombra e protecção para quem lá passa e quem lá vende.

Percorrer as ruas desta parte da vila durante o festival, é mergulhar no passado islâmico de Portugal, o Portugal dos mouros, o Portugal do Sul, o Portugal Alentejano. Sentir os cheiros das especiarias, o cheiro do couro trabalhado, o cheiros das mil e uma variedades de chás, dos bolos e pastéis, dos kebabs, e de muitas outras iguarias e especialidades do mundo árabe. É também deleitar a vista com os panos, as roupas, a marroquinaria, a bijuteria e uma miríade de outros produtos de raiz árabe.

O festival é também um local e uma ocasião para a fusão e para a expressão de culturas alternativas em pareceria com a celebração do passado islâmico desta região. Talvez à moda de brincadeira, possamos chamar a atmosfera que permeia o festival, como sendo também um pouco de New Age Islâmica. De facto chegam a Mértola visitantes de todos os tipos, desde a tradicional família portuguesa com a merenda rústica até aos (agora também já quase tradicionais) hippies New Age.

 Para além do souk, o festival tem também muitas outras atracções. Teatro de rua, espectáculos de música, palestras, etc. E como se não bastasse, o visitante também pode (e deve) visitar a vila que é muito bonita em especial a parte ao redor do festival que é a parte antiga da vila. É aconselhável visitar o castelo de onde podemos apreciar belas vistas, não só sobre a vila como também sobre as lindas paisagens alentejanas daquela região (Mértola fica no seio do Parque Nacional do Guadiana) e sobre o Guadiana que corre mesmo ao lado.

Enfim, vale sempre a pena ir Mértola e ao seu festival islâmico. Eu tenho ido sempre desde que o descobri em 2009 e é sempre uma redescoberta deste evento impar em anos impares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário