Auckland – Uma cidade austral

É difícil descrever uma cidade quando apenas se esteve lá um dia e meio, pese embora se tenha calcorreado um grande número de ruas. No entanto, por pouco tempo que passemos num determinado local, fica sempre uma impressão visual desse local e como uma imagem vale por mil palavras, talvez seja essa impressão, a visual que acaba sempre por nos marcar de uma forma mais permanente. É certo que o que define uma cidade não são só as suas imagens, longe disso. Existe sempre um miliar de coisas que contribuem para a sua identidade: as pessoas (o mais importante), os cheiros, a sua organização, etc., mas as nossas memórias dos locais são, quase sempre, fundamentadas na nossa perceção visual dos mesmos e na nossa sensibilidade intrínseca à atmosfera etérea que reina nesse local.

Auckland é uma cidade austral situada na ilha norte da Nova Zelândia. Foi a antiga capital deste país até a mesma (capital) ter sido transferida mais para Sul, para a cidade de Wellington.

É uma cidade grande, a maior da Nova Zelândia, uma cidade moderna e cosmopolita, cujo núcleo central, com os seus arranha céus e a sua icónica torre Sky Tower conferem uma linha de horizonte (para quem vê a cidade ao longe, vindo do mar), única e inconfundível.

Do ponto de vista fotográfico, Auckland é uma cidade muito apetecível. A mistura de ruas largas e ruas estreitas, combinadas com os edifícios altos e uma luz solar bastante baixa, proporcionam uma fotografia de rua baseada principalmente no contraste, com zonas de luz e sombra geometricamente bem definidas e sombras longilíneas que se entrecruzam no asfalto e passeios das ruas de uma forma cativante e inspiradora.

A movimentação apressada das pessoas e carros, os inúmeros estaleiros de contrução civil, o porto marítimo, o contraste entre a arquitectura moderna e a arquitectura antiga, lado a lado nas ruas, os jardins com árvores exóticas de grande porte, os miradouros vulcânicos nos arredores da cidade, são alguns dos motivos que nos levam a gostar desta cidade.

Eu gostei de Auckland. Senti-me leve por lá.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário